terça-feira, 15 de abril de 2014

Povos Originários na Atualidade

Boa tarde, meus irmãos!

Eu como amante da cultura indígena e em homenagem ao Dia do Índio que será em 19 de abril, venho discutir e apontar algumas coisas acerca da ideia de "evolução" e as condições dos povos originários, uma crítica àquela velha ideia ultrapassada de que os índios não são "evoluídos". Afinal, o que é evolução?
Será que somos mais evoluídos que nossos povos originários? Talvez materialmente em alguns casos, mas em caráter e espírito, somos muitas vezes bem piores. Texto escrito em 28/11/2013.

Boa leitura, pensem e questionem!

Fiquem na Paz de Nhanderu!




POVOS ORIGINÁRIOS NA ATUALIDADE

Falar sobre a condição evolutiva dos índios é complicado, especialmente porque cada tribo nativa tem suas peculiaridades.
Muitos dos que vivem no mundo urbanizado ainda criticam o modo de viver do índio, existe muito preconceito, chamam até de "fascinação" essa afinidade e admiração que alguns têm com as culturas indígenas, dizem "índio não é bonzinho". Mas vou levantar um ponto que chega a ser engraçado, eis os argumentos para dizer que índios não são "bonzinhos": lutam violentamente com as tribos inimigas e chegam até a matar, alguns são canibais, poligamia, submissão da mulher e muito mais.
Agora vamos analisar a nossa civilização desde tempos remotos até os dias atuais: muitas guerras (isso sem falar nos dias de hoje em que se mata o irmão sem motivo, muitas vezes violentamente), na China pessoas estão se alimentando de fetos encontrados no lixo de clínicas de aborto porque passam fome, quase no mundo todo desde a época da monarquia se sabe de orgias e traições (principalmente entre as pessoas da elite), submissão da mulher (preciso mesmo falar?), a mulher sempre foi submissa e muitas ainda são até hoje, tanto é que foi necessário no Brasil se criar uma lei só para proteger a mulher da violência, isso sem falar nos homens que traíam suas mulheres abusando violentamente das escravas, e ainda HOJE existem países onde a mulher não pode nem mostrar o rosto (inclusive em regiões urbanizadas).
Agora me digam, essa é a nossa sociedade evoluída, o que nós temos de tão especial? A grande diferença entre nós e os povos originários é que eles tinham respeito e gratidão pela terra, pela natureza, pelos animais. O que fez o homem civilizado pensar que havia a necessidade de todo mundo viver de forma urbana? 
Deixo uma pergunta para reflexão de todos, se a tendência do Ser é evoluir, será que assim como nós (se não tivéssemos invadido e destruído quase toda a sua terra e cultura, e plantado dor, medo e revolta em seus corações) teriam eles evoluído mais tecnologicamente também, mas numa convivência mais pacífica em meio a natureza como sempre viveram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário