Continuando a série de artigos sobre Xamanismo, venho com as novidades de 2015 também, a primeira é que a série terá cerca de sete temas e os possíveis próximos artigos da série serão Xamanismo e Sagrado Feminino, Xamanismo no Mundo, Neoxamanismo, Terapêutica e Auto Cura, porém dentro da Enteogenia acredito que TALVEZ haverão mais dois textos anexos exclusivamente sobre Ayahuasca e outro sobre Rapé.
Se a inspiração seguir o rumo que estou esperando, as postagens do blog continuarão quinzenais, e por isso, a série sobre Xamanismo, mensal, que por conta do vasto conteúdo poderá se tornar uma compilação em forma de curso ou livro, ainda estou pensando, também virão mais séries de artigos acerca de outros temas de muito conteúdo, como o Sagrado Feminino.
A última novidade é que estou estudando a possibilidade de um projeto de vídeos mensais em um canal no Youtube sobre os assuntos mais procurados e dos quais as pessoas mais tem dúvidas, aguardo seus e-mails com as sugestões: camila.cavalcanti@live.com. ;)
Seguimos a continuação sobre Xamanismo por ora, para ler a introdução clique aqui.
Bons estudos! Aho! _/|\_
Após esclarecido o que é o Xamanismo, vamos esclarecer sobre o
termo Enteógeno, sua origem é grega, "entheos" que significa
"Deus dentro", o termo também foi designado por antropólogos, assim
como o termo "Xamanismo", a palavra enteógeno foi inserida no
dicionário em meados de 2007.
A Enteogenia é a prática da comunhão com substâncias expansoras de
consciência (normalmente de origem vegetal, Plantas de Poder) para uma
experiência religiosa-espiritual, característica muito presente no Xamanismo
desde tempos muito remotos, o rol de substâncias utilizadas é tão imenso visto
a grande variação regional de flora e de grupos praticantes de Xamanismo que
ficaria praticamente impossível dispor uma lista, então oriento que para quem queira
se aprofundar em determinado enteógeno que faça pesquisas mais específicas
sobre o mesmo, aqui vou dar apenas uma visão geral e panorâmica sobre o que
consiste essa prática, me aprofundando tão e somente nas substâncias mais
utilizadas no Brasil e as quais eu tive a oportunidade de comungar.
Dentro do Xamanismo Norte-Americano e Mexicano encontramos o uso
mais comum do Peyote (Cacto), alguns fungos (Amanitas Muscaria, Psilocybe
Cubensis, Panaeolos Cyanensis, etc)
considerados muito sagrados, Datura (Trombeta), Ayahuasca (também muito
popular no Brasil), entre outros
mais.
No Xamanismo Brasileiro um dos enteógenos mais utilizados
atualmente é o Chá Ayahuasca (feito a partir do arbusto Chacrona e do Cipó
Jagube/Mariri), são utilizados também os mesmos fungos citados acima e a Brugmansia (Trombeta popular no Brasil), além
destes encontra-se o uso de Wachuma (um cacto comumente chamado de "São
Pedro", que seria o equivalente ao Peyote), Jurema (vinho extraído a
partir das cascas da árvore da Jurema unido a substância inibidora de *IMAO,
tal qual o Jagube na Ayahuasca, para potencializar o efeito do *DMT, geralmente
Arruda Síria ou a semente Peganum
Harmala, entre outras receitas por vezes secretas utilizadas nos
cultos *Catimbozeiros), nas tribos Yawanawás sabe-se do uso de uma raiz chamada
Muka, popularmente conhecida como "raiz dos sonhos" e também do
veneno de uma espécie de cobra, também nesta tribo e entre muitas outras tribos
amazônicas, especialmente, se encontra o uso do Kambô (ou Kampum) que é uma
secreção venenosa extraída da rã Phyllomedusa
Bicolor, e por fim, de forma geral a maioria das tribos brasileiras se
utiliza do Rapé (Pó de ervas medicinais bem fino para ser assoprado no nariz
com um instrumento sagrado) e do Tabaco (Cachimbo Sagrado), sendo o Rapé em sua
maioria feito a partir de Tabaco queimado e moído juntamente com outras ervas
de cura e cinzas, podendo ou não conter DMT (Dimetiltriptamina), a diversidade
de ervas é muito grande, sendo a mais comum o Pau Pereira, já o Tabaco pode ser
usado isoladamente ou em conjunto com outras ervas de cura a depender do
costume da tribo, lembrando que ele nunca deve ser tragado, pois é consenso
quase que geral entre as culturas indígenas mais ancestrais que a fumaça
tragada se torna impura, e acredita-se que o ato de tragar foi mais uma
deturpação causada pelo homem branco.
No Brasil o único enteógeno que teve seu uso regularizado e
autorizado, dentro do contexto ritualístico espiritual, foi o Chá Ayahuasca,
graças ao recente advento da doutrina do Santo Daime (religião cristã que se
utiliza frequentemente de práticas xamânicas), não há regulamentação sobre o
Rapé, porém existe o mesmo industrializado (o que na verdade é muito ruim, pois
não há intenções espirituais de cura e nem pureza do material) e o tabaco é
considerado "droga" lícita ao menos no Brasil e acredito que em
grande parte do mundo, quanto a Jurema não há proibição e nem regulamentação, a
maioria dos demais enteógenos tem seu uso respeitado e tolerado apenas dentro
das tribos indígenas, apesar de haverem estudos das mesmas, ressalto um
interesse especial da medicina tradicional sobre o Kambô por haver indícios de
que possa curar até mesmo doenças como a Aids.
Por conta dessas proibições e da polêmica que as acompanham não
vou me ater a discussões sobre Cannabis,
limito-me a dizer que é um enteógeno que infelizmente foi muito deturpado, e
precisamos cuidar para que o mesmo não acabe ocorrendo com a Ayahuasca, que é
hoje um dos enteógenos mais populares e aceitos socialmente de uma forma
global, já que o chá saiu das tribos e foi para dentro de muitas igrejas.
A experiência com enteógenos pode ser muito variada a depender do
tipo de substância utilizada, das intenções do feitio, da Lua no dia em que o
ritual será realizado, da ritualística que será utilizada, do espaço em que
será realizado o ritual e também das intenções da pessoa que estará dirigindo o
ritual, no caso do Kambô o transe é rápido e imediato durando cerca de 20
minutos, já o Rapé dura de 20 minutos a no máximo 2 horas (em casos muito
específicos), sendo o Rapé de intensidade relativamente leve pode ter seu uso
doméstico eventual por pessoas iniciadas e conscientes espiritualmente, o Kambô
não, somente em contexto ritualístico com pessoas bem preparadas e
responsáveis, quase todos os demais tem duração mínima aproximada de 4 horas a
depender do grau de apuração das preparações e quantidade ingerida, com a
exceção do Tabaco pitado que tem um transe bem leve e também rápido a depender
das circunstâncias.
A maioria dos enteógenos tem efeitos purgativos que as culturas
indígenas nos ensinam serem as materializações das energias negativas das quais
precisamos nos livrar para obter nossas curas, lembrando que cura em um
contexto xamânico vai muito além de "cura física", qualquer dificuldade,
sentimento ou até mesmo azar (panema)
é passível de uma "cura", então fica claro que além da intenção de
obter uma experiência espiritual, todo ritual xamânico tem enraizado uma
intenção consciente ou inconsciente de cura e evolução. Além desses efeitos
purgativos os enteógenos podem nos causar algum tipo de desconforto físico e
emocional (principalmente), o que se chama popularmente no Brasil de
"peia", que consiste no mal estar entendido como resultado de nossas
más ações (como uma espécie de castigo), seria a Lei de Ação e Reação agindo de
forma bem intensa para que possamos obter assim a compreensão dos danos que
causamos, e a partir da aceitação, compreensão e perdão os efeitos
"ruins" passam e nos sentimos aliviados e em paz.
Durante a experiência de transe podemos externar nossas
capacidades mediúnicas, podendo assim ter visões espirituais, psicografia,
psicofonia, clariaudiência, projeção astral consciente e até mesmo
incorporações, pois por detrás da ritualística existem divindades e espíritos
trabalhando no nosso processo de cura e evolução, por isso a importância de
comungar com essas Medicinas Sagradas em local sério e responsável com um
dirigente que tenha conhecimento para lidar com a espiritualidade que por vezes
se manifesta. O ambiente precisa estar devidamente protegido, em transe nossos
campos energéticos se tornam abertos e susceptíveis a manifestações espirituais
diversas e é preciso cuidar para que manifeste-se apenas o bem, e que se houver
a necessidade da manifestação de alguma entidade "oposta" que seja
dado o devido direcionamento sem prejuízo físico e espiritual dos irmãos
participantes dos rituais.
Não tenho como dizer sobre a segurança de se comungar com todas
essas medicinas, pois cada uma é muito particular, cada corpo pode ser muito
particular e devido às proibições os estudos podem ser muito controversos, mas
sobre a Ayahuasca eu posso dizer que é segura e eficaz, assim como o Rapé e o
Tabaco utilizados em trabalhos de pajelança, a orientação é que se busque
sempre um local que transmita confiança e que não se aventure em comungar com
qualquer enteógeno sem estudo e preparo, especialmente sozinho, pois alguns
podem ter substâncias tóxicas e existe o risco de morte para alguns deles, como
a Datura, por exemplo.
No mais, partindo de um aspecto mais espiritual (mais ainda), o
que posso dizer sobre Plantas de Poder é que são Espíritos Aliados, como
frequentemente ensinam os Pajés e Xamãs, ou seja, não são mais e nem menos que
você, mas uma freqüência Divina com a qual você COMUNGA e não “usa”, plantas
são regidas por espíritos elementais, espíritos que não conhecem a dualidade e
os conceitos de positivo e negativo tal como nós conhecemos, a Planta de Poder
vai lhe abrir para o positivo ou para o negativo (a depender da sua própria
vibração e do que você necessita no momento), a partir dessa consciência fica
claro que “não é brincadeira”, e nem todos têm afinidade com determinadas
plantas, nem todas são para todos, e isso pode ser observado em A Erva do Diabo de Carlos Castañeda, o
índio Dom Juan sempre enfatiza para seu neófito, inclusive ele costuma dizer
sobre a Planta Datura “ela é muito
ciumenta”, quer dizer, cada planta é muito particular e individual, muito respeito
e muita responsabilidade!
*DMT (Dimetiltriptamina) - Substância contida no arbusto Chacrona
e também nas cascas da árvore da Jurema, também existe em pequenas quantidade
no cérebro humano produzida através da glândula pineal, responsável pelas
visões espirituais, intuições e sensação de relaxamento.
*IMAO (inibidor da monoaminoxidase) - Substância necessária para
que se prolongue o efeito do DMT no organismo, pois o próprio corpo tende a
inibir o DMT.
*Catimbozeiros - Práticas religiosas nordestinas originadas da
fusão dos cultos indígenas com o catolicismo.
Leia mais sobre enteógenos: Enteógenos
e Estados Alterados de Consciência.
Leia este artigo traduzido para o espanhol na Pills Magazine: Chamanismo y Enteogenia.
Leia este artigo traduzido para o espanhol na Pills Magazine: Chamanismo y Enteogenia.
Leia outros artigos da série sobre o Xamanismo:
IV. Xamanismo no Mundo
V. Neoxamanismo
VI. Terapêutica Xamânica
VII. Autocura (Você é o seu próprio Xamã)
V. Neoxamanismo
VI. Terapêutica Xamânica
VII. Autocura (Você é o seu próprio Xamã)
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