terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

II. Xamanismo e a Enteogenia

Boa noite, meus queridos!

Continuando a série de artigos sobre Xamanismo, venho com as novidades de 2015 também, a primeira é que a série terá cerca de sete temas e os possíveis próximos artigos da série serão Xamanismo e Sagrado Feminino, Xamanismo no Mundo, Neoxamanismo, Terapêutica e Auto Cura, porém dentro da Enteogenia acredito que TALVEZ haverão mais dois textos anexos exclusivamente sobre Ayahuasca e outro sobre Rapé.

Se a inspiração seguir o rumo que estou esperando, as postagens do blog continuarão quinzenais, e por isso, a série sobre Xamanismo, mensal, que por conta do vasto conteúdo poderá se tornar uma compilação em forma de curso ou livro, ainda estou pensando, também virão mais séries de artigos acerca de outros temas de muito conteúdo, como o Sagrado Feminino.

A última novidade é que estou estudando a possibilidade de um projeto de vídeos mensais em um canal no Youtube sobre os assuntos mais procurados e dos quais as pessoas mais tem dúvidas, aguardo seus e-mails com as sugestões: camila.cavalcanti@live.com. ;)

Seguimos a continuação sobre Xamanismo por ora, para ler a introdução clique aqui.

Bons estudos! Aho! _/|\_


II. XAMANISMO E A ENTEOGENIA




Após esclarecido o que é o Xamanismo, vamos esclarecer sobre o termo Enteógeno, sua origem é grega, "entheos" que significa "Deus dentro", o termo também foi designado por antropólogos, assim como o termo "Xamanismo", a palavra enteógeno foi inserida no dicionário em meados de 2007.

A Enteogenia é a prática da comunhão com substâncias expansoras de consciência (normalmente de origem vegetal, Plantas de Poder) para uma experiência religiosa-espiritual, característica muito presente no Xamanismo desde tempos muito remotos, o rol de substâncias utilizadas é tão imenso visto a grande variação regional de flora e de grupos praticantes de Xamanismo que ficaria praticamente impossível dispor uma lista, então oriento que para quem queira se aprofundar em determinado enteógeno que faça pesquisas mais específicas sobre o mesmo, aqui vou dar apenas uma visão geral e panorâmica sobre o que consiste essa prática, me aprofundando tão e somente nas substâncias mais utilizadas no Brasil e as quais eu tive a oportunidade de comungar.

Dentro do Xamanismo Norte-Americano e Mexicano encontramos o uso mais comum do Peyote (Cacto), alguns fungos (Amanitas Muscaria, Psilocybe Cubensis, Panaeolos Cyanensis, etc) considerados muito sagrados, Datura (Trombeta), Ayahuasca (também muito popular no Brasil), entre outros mais.


No Xamanismo Brasileiro um dos enteógenos mais utilizados atualmente é o Chá Ayahuasca (feito a partir do arbusto Chacrona e do Cipó Jagube/Mariri), são utilizados também os mesmos fungos citados acima e a Brugmansia (Trombeta popular no Brasil), além destes encontra-se o uso de Wachuma (um cacto comumente chamado de "São Pedro", que seria o equivalente ao Peyote), Jurema (vinho extraído a partir das cascas da árvore da Jurema unido a substância inibidora de *IMAO, tal qual o Jagube na Ayahuasca, para potencializar o efeito do *DMT, geralmente Arruda Síria ou a semente Peganum Harmala, entre outras receitas por vezes secretas utilizadas nos cultos *Catimbozeiros), nas tribos Yawanawás sabe-se do uso de uma raiz chamada Muka, popularmente conhecida como "raiz dos sonhos" e também do veneno de uma espécie de cobra, também nesta tribo e entre muitas outras tribos amazônicas, especialmente, se encontra o uso do Kambô (ou Kampum) que é uma secreção venenosa extraída da rã Phyllomedusa Bicolor, e por fim, de forma geral a maioria das tribos brasileiras se utiliza do Rapé (Pó de ervas medicinais bem fino para ser assoprado no nariz com um instrumento sagrado) e do Tabaco (Cachimbo Sagrado), sendo o Rapé em sua maioria feito a partir de Tabaco queimado e moído juntamente com outras ervas de cura e cinzas, podendo ou não conter DMT (Dimetiltriptamina), a diversidade de ervas é muito grande, sendo a mais comum o Pau Pereira, já o Tabaco pode ser usado isoladamente ou em conjunto com outras ervas de cura a depender do costume da tribo, lembrando que ele nunca deve ser tragado, pois é consenso quase que geral entre as culturas indígenas mais ancestrais que a fumaça tragada se torna impura, e acredita-se que o ato de tragar foi mais uma deturpação causada pelo homem branco.





No Brasil o único enteógeno que teve seu uso regularizado e autorizado, dentro do contexto ritualístico espiritual, foi o Chá Ayahuasca, graças ao recente advento da doutrina do Santo Daime (religião cristã que se utiliza frequentemente de práticas xamânicas), não há regulamentação sobre o Rapé, porém existe o mesmo industrializado (o que na verdade é muito ruim, pois não há intenções espirituais de cura e nem pureza do material) e o tabaco é considerado "droga" lícita ao menos no Brasil e acredito que em grande parte do mundo, quanto a Jurema não há proibição e nem regulamentação, a maioria dos demais enteógenos tem seu uso respeitado e tolerado apenas dentro das tribos indígenas, apesar de haverem estudos das mesmas, ressalto um interesse especial da medicina tradicional sobre o Kambô por haver indícios de que possa curar até mesmo doenças como a Aids.

Por conta dessas proibições e da polêmica que as acompanham não vou me ater a discussões sobre Cannabis, limito-me a dizer que é um enteógeno que infelizmente foi muito deturpado, e precisamos cuidar para que o mesmo não acabe ocorrendo com a Ayahuasca, que é hoje um dos enteógenos mais populares e aceitos socialmente de uma forma global, já que o chá saiu das tribos e foi para dentro de muitas igrejas. 

A experiência com enteógenos pode ser muito variada a depender do tipo de substância utilizada, das intenções do feitio, da Lua no dia em que o ritual será realizado, da ritualística que será utilizada, do espaço em que será realizado o ritual e também das intenções da pessoa que estará dirigindo o ritual, no caso do Kambô o transe é rápido e imediato durando cerca de 20 minutos, já o Rapé dura de 20 minutos a no máximo 2 horas (em casos muito específicos), sendo o Rapé de intensidade relativamente leve pode ter seu uso doméstico eventual por pessoas iniciadas e conscientes espiritualmente, o Kambô não, somente em contexto ritualístico com pessoas bem preparadas e responsáveis, quase todos os demais tem duração mínima aproximada de 4 horas a depender do grau de apuração das preparações e quantidade ingerida, com a exceção do Tabaco pitado que tem um transe bem leve e também rápido a depender das circunstâncias.


A maioria dos enteógenos tem efeitos purgativos que as culturas indígenas nos ensinam serem as materializações das energias negativas das quais precisamos nos livrar para obter nossas curas, lembrando que cura em um contexto xamânico vai muito além de "cura física", qualquer dificuldade, sentimento ou até mesmo azar (panema) é passível de uma "cura", então fica claro que além da intenção de obter uma experiência espiritual, todo ritual xamânico tem enraizado uma intenção consciente ou inconsciente de cura e evolução. Além desses efeitos purgativos os enteógenos podem nos causar algum tipo de desconforto físico e emocional (principalmente), o que se chama popularmente no Brasil de "peia", que consiste no mal estar entendido como resultado de nossas más ações (como uma espécie de castigo), seria a Lei de Ação e Reação agindo de forma bem intensa para que possamos obter assim a compreensão dos danos que causamos, e a partir da aceitação, compreensão e perdão os efeitos "ruins" passam e nos sentimos aliviados e em paz.





Durante a experiência de transe podemos externar nossas capacidades mediúnicas, podendo assim ter visões espirituais, psicografia, psicofonia, clariaudiência, projeção astral consciente e até mesmo incorporações, pois por detrás da ritualística existem divindades e espíritos trabalhando no nosso processo de cura e evolução, por isso a importância de comungar com essas Medicinas Sagradas em local sério e responsável com um dirigente que tenha conhecimento para lidar com a espiritualidade que por vezes se manifesta. O ambiente precisa estar devidamente protegido, em transe nossos campos energéticos se tornam abertos e susceptíveis a manifestações espirituais diversas e é preciso cuidar para que manifeste-se apenas o bem, e que se houver a necessidade da manifestação de alguma entidade "oposta" que seja dado o devido direcionamento sem prejuízo físico e espiritual dos irmãos participantes dos rituais.

Não tenho como dizer sobre a segurança de se comungar com todas essas medicinas, pois cada uma é muito particular, cada corpo pode ser muito particular e devido às proibições os estudos podem ser muito controversos, mas sobre a Ayahuasca eu posso dizer que é segura e eficaz, assim como o Rapé e o Tabaco utilizados em trabalhos de pajelança, a orientação é que se busque sempre um local que transmita confiança e que não se aventure em comungar com qualquer enteógeno sem estudo e preparo, especialmente sozinho, pois alguns podem ter substâncias tóxicas e existe o risco de morte para alguns deles, como a Datura, por exemplo.


No mais, partindo de um aspecto mais espiritual (mais ainda), o que posso dizer sobre Plantas de Poder é que são Espíritos Aliados, como frequentemente ensinam os Pajés e Xamãs, ou seja, não são mais e nem menos que você, mas uma freqüência Divina com a qual você COMUNGA e não “usa”, plantas são regidas por espíritos elementais, espíritos que não conhecem a dualidade e os conceitos de positivo e negativo tal como nós conhecemos, a Planta de Poder vai lhe abrir para o positivo ou para o negativo (a depender da sua própria vibração e do que você necessita no momento), a partir dessa consciência fica claro que “não é brincadeira”, e nem todos têm afinidade com determinadas plantas, nem todas são para todos, e isso pode ser observado em A Erva do Diabo de Carlos Castañeda, o índio Dom Juan sempre enfatiza para seu neófito, inclusive ele costuma dizer sobre a Planta Datura “ela é muito ciumenta”, quer dizer, cada planta é muito particular e individual, muito respeito e muita responsabilidade!


*DMT (Dimetiltriptamina) - Substância contida no arbusto Chacrona e também nas cascas da árvore da Jurema, também existe em pequenas quantidade no cérebro humano produzida através da glândula pineal, responsável pelas visões espirituais, intuições e sensação de relaxamento.

*IMAO (inibidor da monoaminoxidase) - Substância necessária para que se prolongue o efeito do DMT no organismo, pois o próprio corpo tende a inibir o DMT.

*Catimbozeiros - Práticas religiosas nordestinas originadas da fusão dos cultos indígenas com o catolicismo.


Leia mais sobre enteógenos: Enteógenos e Estados Alterados de Consciência.

Leia este artigo traduzido para o espanhol na Pills Magazine: Chamanismo y Enteogenia.

Leia outros artigos da série sobre o Xamanismo:



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