terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Segregação dos Sistemas de Ensino

Boa tarde, meus irmãos!

Fevereiro chegou e eu já comecei o ano afiada.
Apesar de ter um olhar político e econômico bem crítico sobre a atualidade, eu não costumo falar sobre esses assuntos aqui, mas vieram algumas ideias (diga-se de passagem, no meio da madrugada) e achei que seria legal compartilhar com o mundo, ou com os poucos (mas escolhidos) leitores do blog...
Esse ano que é regido por Ogum e Exu, segundo muitos dirigentes espirituais, será um ano de abertura de caminhos, quebra de demandas, e assim eu espero que seja para todos nós, ficando só aquilo que é realmente bom, acredito que esse ano será de muitas transformações para muitas pessoas e para o mundo, seguindo essa ideia, que o mundo possa quebrar alguns paradigmas egoicos que viemos arrastando por muito tempo, e que seja dado o devido valor aquilo que realmente importa.
Como eu sempre digo, não sou ninguém pra falar sobre nada, mas eis aqui a minha reflexão, aproveite aquilo que lhe couber, boa leitura! :)

Todo o meu apoio a toda forma de profissão e arte independente!

Gratidão!

A SEGREGAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO

(Imagem do clipe da música Another Brick in The Wall da banda Pink Floyd)

Eu sou uma artista. Sim, eu sou uma artista.

Ah, você se formou em Artes?

Não! EU FAÇO ARTE!

Eu sou uma escritora, sim, escritora.

Ah, você estudou Letras? Escreveu algum livro?

Não! Eu não tenho formação em Letras e nunca escrevi nenhum livro (mas nada me impede que cedo ou tarde eu escreva), eu escrevo textos e poesias desde a mais tenra idade, logo, sou escritora, oras...
Por isso estão lendo este texto!

Os primeiros artistas surgiram muito antes de existir uma "Escola de Artes", assim como os primeiros escritores já o eram antes de existirem cursos para esse tipo de atividade...
Freud foi considerado o PAI DA PSICANÁLISE muito antes da Psicologia existir como um curso universitário!

Aí vem a elite e impõe moldes de como ser artista, de como se devem escrever os poemas, de que tudo precisa ser rimado, perfeito, quadrado, enquanto que a arte e a escrita, e mesmo a cura e a intuição são dons da mais profunda essência humana impassíveis de padronização!

Pode-se padronizar e claro que perde-se e MUITO em qualidade, perde-se a originalidade, a criatividade da natureza humana...

Quer dizer, eu posso fazer psicanálise, arte, cura, poema e o que for, que para uma grande sociedade eu não passo de uma esotérica doida, hippie e preguiçosa enquanto que eu não gaste o valor equivalente a carros e casas (que já estão bem caros) para sentar-me todos os dias durante anos numa cadeira enfileirada nos mesmos horários rígidos, me submetendo a estudar apenas aquilo que a elite determinou e me submetendo a testes onde a resposta correta não é a minha própria reflexão e desenvolvimento, mas apenas a resposta determinada pela elite como correta, sendo podada em minhas ideias e sentimentos, deixando de ser um ser humano individual e particular para ser mais um robô absurdamente vigiado e punido como no Panóptico de Foucault, enquanto estudo esse mesmo fenômeno (talvez em um curso de Psicologia) estou sendo ao mesmo tempo submetida a ele como uma prisioneira (irônico, não?) para terminar com um papel que diz quem eu sou: Médica, Psicóloga, Bacharel em qualquer coisa...

Não, sociedade, não é um papel que vai dizer quem eu sou, pois quem diz quem eu sou, SOU EU!

(Desenho de ilustração do sistema Panóptico)

"Panóptico é um termo utilizado para designar um centro penitenciário ideal desenhado pelo filósofo Jeremy Bentham em 1785. O conceito do desenho permite a um vigilante observar todos os prisioneiros sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados."

Você sabia que o modelo das escolas foi inspirado nas prisões, e ambos desde o princípio tinham como fim incentivar-nos a obediência e ao consumo, tornando-nos assim os "corpos dóceis", os facilmente manipulados?

E você sabia que o estudo desse conceito faz parte da grade curricular da disciplina de Sociologia em um curso universitário?

E agora, consegue ver sentido em continuar alimentando o capitalismo para ostentar um diploma?


Camila
Artista, Escritora e Curadora 
por natureza, estudo independente e em cursos LIVRES. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário