sábado, 11 de abril de 2015

A Solidão do Guerreiro


Boa tarde, irmãos!

Seguindo o fluxo de temas, hoje falo sobre a solidão no caminho espiritual.
Uma reflexão onde compreende-se que a solidão não é ruim, e em alguns momentos é necessária.
Sugiro a todos uma autoanálise, uma observação sobre seu próprio caminho, você não "tem que" se isolar, mas você não "tem que" fazer parte de algo senão da própria Universalidade.
Falo sobre cuidar da própria vida, aceitar a ingratidão e seguir em frente...

Reflitam e filtrem!

Aho!


A SOLIDÃO DO GUERREIRO

Siddhartha Gautama, o primeiro Buda, repousando sozinho sob a árvore aonde ele atingiu o Nirvana.


Buda era solitário, Francisco de Assis, Srila Prabhupada, Sai Baba de Shirdi, e a maioria dos iluminados que passaram pela Terra.

Jesus tinha seguidores (não amigos) e morreu sozinho traído por um deles.

Quer saber porque todas essas pessoas precisaram estar sozinhas para transcenderem?

Porque o caminho é só seu, e se você tiver que parar e refletir sobre o que acha um e outro você se perde, a busca é a SUA verdade, e ela não está fora, está DENTRO DE VOCÊ.

Se Deus em sua forma impessoal está em todas as coisas e pessoas, não há que se preocupar em cuidar da vida do outro, Atman está lá, não importa o quão ruim a pessoa possa ser, e Ele cuida, e cabe tão somente a Ele cuidar.

Por que cada um tem que cuidar de sua própria vida? Porque ninguém está só e desamparado nesse mundo, todo mundo carrega sabedorias ocultas, ancestralidade, poder, intuição, e quando você para de ouvir a si mesmo para ouvir os outros, você perde a sua identidade e conexão em si mesmo, se nem você com seu ego (eu inferior) é tão confiável, que dirá outro ser humano?

Quem é que tem a outorga de dizer alguma coisa sobre algo? Quem é o dono da verdade?

Você.

Sobre você mesmo.


É natural que no caminho amizades vão se perdendo, não se preocupe,  todos aqueles que não souberem caminhar ao seu lado mantendo uma confortável distância de respeito ao seu processo, não vão ficar por muito tempo.
Você pensa que sabe muito quando inicia em um caminho espiritual, mas poucos param e se dão conta de que o verdadeiro caminho é só.


A primeira falha é a vontade de abraçar o mundo, de consertá-lo, PARE!

O mundo é o que é, as pessoas são  o que são, quer mudar o mundo? Comece por você!

Já viu um monge bater na porta de alguém e dizer que veio trazer conhecimento, conselhos, iluminação? Não, sabe por que?

Porque isso cada um deve obter sozinho, porque isso não pode ser doado, pessoas não podem ser curadas senão quando se incentiva a sua autocura, ninguém tem poder sobre ninguém (nem pelo mal e nem pelo bem), isso é ilusão.

Quando o suposto mal comportamento do outro que em nada influencia em sua vida te incomoda demais, PARE, reflita, isso não é empatia, isso é vaidade!
Querer que as pessoas sejam como você é vaidade, achar que o seu modo é o modo certo é vaidade, ninguém pode saber sobre o que é certo ou errado, não nesse mundo dual.


Não sinta pena de ninguém e nem de si mesmo, você não sabe do merecimento de cada um, você não sabe da história de cada um, existe uma Lei que a tudo observa e é esta Lei quem vai julgar quem mereceu e quem não, não você.

A solidão é etapa importantíssima da vida de um caminhante espiritual, não estou tirando os méritos das religiões, simplesmente porque cada uma têm sua função.

Cada religião se ocupa em trazer para a luz da evolução cada diverso nível de sabedoria espiritual existente, sem que necessariamente uma se sobreponha a outra, o Sol brilha para todos.

Acontece que na vida de algumas pessoas chega um determinado momento ou pode ser que desde o princípio, as religiões e seus sistemas não mais lhe cabem, essa pessoa não é um rebelde, não é um ateu, essa pessoa entendeu aquilo que um "sacerdote" de qualquer religião passou a vida inteira tentando entender a partir de um sistema de crenças.

Os sistemas existem, e eles são necessários para a manutenção do Universo, não são bons e nem ruins, só que não são adequados para todos, há os que mais se afinam com um e outro e os que não se encontram em nenhum, esses, esses descobriram a Verdade dentro de si, isso é maravilhoso, mas infelizmente não é incentivado, por que acha que figuras como Jesus, Mahatma Gandhi e Joana D'Arc foram perseguidos e assassinados?




Existe uma sombra do mundo, existe um negativo "mal" que se equilibra com o lado bom do mundo como em uma balança, e cabe a cada um decidir de que lado quer estar, existem muitas pessoas servindo de instrumentos dessa sombra, não estou querendo pregar e nem causar terror, é a simples realidade da vida, e se tivermos a consciência disso com maturidade, melhor para nós, entendam, quem serve o bem SEMPRE será alvo de ataques dos opostos, porque indiretamente, estamos atrapalhando o "trabalho" deles, já ouviram que "árvore que dá fruto é a que mais leva pedrada"? É isso, aceite.

Se você se identifica com essas questões que apresentei, não se acanhe, mas também tenha cuidado com a soberba, Jesus nos disse "Vós sois Deuses", é natural...

Deixo algumas dicas para explorar e compreender melhor essa condição de Guerreiro Solitário...

Primeiro passo: Ser verdadeiro.
Se aceite, reconheça que você possui uma sabedoria e que você é sim especial, as pessoas não vão te incentivar a isso, mas você tem que ser verdadeiro consigo mesmo, você sabe, esta é a sua verdade.

Segundo passo: Aceite as pessoas como elas são.
As pessoas não vão te seguir como um salvador, elas vão te julgar, te criticar e te apontar o dedo, você será o principal alvo, aceite, e esqueça, só você conhece o que você caminhou até chegar aonde chegou, aceite a ingratidão, a incompreensão e continue fazendo o que deve ser feito.

Terceiro passo: Jamais se esqueça da sua eterna condição de aprendiz.
Por mais que você sinta coisas incompreensíveis, que você não consiga se enquadrar em sistemas religiosos e filosóficos, não pare de estudar, não pare de experienciar e de desenvolver, o caminho não tem fim, nem a morte é um fim, o caminho é um fim em si mesmo, continue em frente, quando você achar que sabe demais, que sabe o "suficiente" você já voltou uns 10 passos para trás, aí é que você não sabe de nada mesmo, a sabedoria consiste na compreensão de que ninguém é capaz de deter todo o conhecimento, e todos que tentaram caíram, entenda que estar um passo a frente de alguns em consciência não te torna melhor do que ninguém, é bem ao contrário, porque te torna menos individual, menos você ego, e mais você Cristo, você é um grande canal dos seres de Luz, e isso é uma grande responsabilidade para com o próximo e requer muita disciplina, você tem a obrigação de servir aos demais, a Humanidade, ao Universo, não de servir ao seu ego, aos seus caprichos pessoais.



Um adendo importante sobre o ambiente familiar: Sim, doutrinas espiritualistas têm nos revelado e é verdade, a família mais próxima, os parentes imediatos (pai, mãe, irmãos e cônjuge) quase sempre são as pessoas com quem você mais terá dificuldade e a explicação é que estes são os desafetos das vidas passadas com quem você têm de se conciliar, sim, mas não fique na zona de conforto e nem na posição de "vítima do destino", você não têm que viver com seus pais para sempre, Buda não fez isso, Jesus também não, e em algumas doutrinas Hindus as pessoas abandonam as suas famílias depois de certa idade para viver somente a espiritualidade, isso não inviabiliza esta teoria, e não se encerra em certo ou errado, simplesmente tudo há seu tempo, seus Karmas não precisam ser queimados através de punição, de sofrimento, através do caminho do amor há uma saída, ou seja, você não precisa viver aguentando pessoas incompreensivas e inconscientes para sempre para queimar os Karmas, se for necessário, se for o momento, siga o seu caminho, todo adulto abandona a casa dos pais, isso não quer dizer que abandonou aos pais, mas que fez uma escolha onde pode curar estas relações através do amor, da bondade, você não precisa estar fisicamente próximo a uma pessoa para perdoá-la e conciliar-se com ela, o perdão é algo interno, e acontece esteja você aonde estiver, tudo depende da sua própria disposição em aceitar o que é e transcender o sofrimento, Karmas não são eternos, tudo é cíclico, você passa um tempo em um lugar, pouco ou muito tempo e depois você continua, segue com gratidão e honra ao seu passado, o passado só pode ser curado quando você se coloca presente, consciente e responsável pelo que recebe do Universo, numa posição de neutralidade e paz interior.

Lembremos sempre do clichê: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário