quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Empatia - Dom inerente a todo Ser (E sua relação com as Sagradas Medicinas)

Boa noite, meus amados!

Que venha outubro com mais conteúdo no blog, se Deus quiser! _/|\_

Depois de um tempo de reflexões e ausência, veio esse texto como uma avalanche de palavras no meu mental, muita informação tem vindo a mim através desde textos que vêm parar na timeline do facebook, até as minhas próprias experiências de vida, coisas que eu descobri sobre mim e que buscava compreensão, mas não era capaz ainda de entender, e, com a graça de Deus, com sua Divina e infinita perfeição, como em um passe de mágica, tudo fez sentido, agora, assim de repente, ufa! rs...
E para oferecer uma "luz no fim do túnel" para pessoas que eventualmente podem estar passando pelos mesmos conflitos internos que passei, venho compartilhar a minha reflexão e conclusão sobre o dom da Empatia.


EMPATIA - DOM INERENTE A TODO SER
(E sua relação com as Sagradas Medicinas)




Eu já havia ouvido falar sobre Empatia, mas entendi a princípio apenas como uma palavra sinonima de "afinidade", a primeira vez em que vi a Empatia como um dom foi em um dos episódios de um seriado de bruxas que acabou em meados de 2006, Charmed, nesse episódio, por algum motivo especial que não me lembro, claro, dentro da ficção da série, uma das bruxas protagonistas recebe um novo "poder" que foi chamado de Empatia, no caso, era visto como um dom especial, como outras espécies de mediunidade, foi mostrado como uma sensibilidade às emoções de outras pessoas, mas tão forte a ponto de sentir o que o outro sente, acabou com a personagem trancada em um quarto quase a beira da loucura, como se escutasse os outros pensamentos das pessoas também, como se estivesse se "conectando" com todas as pessoas, pelo menos as mais próximas, mas num raio bem grande, como o da cidade, por exemplo.
Fazendo uma breve pesquisa da origem etimológica da palavra Empatia, a vemos como sinônimo de Compaixão e Misericórdia: 

"A expressão Misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração). "Ter compaixão do coração", significa ter capacidade de sentir aquilo que a outra pessoa sente, aproximar seus sentimentos dos sentimentos de alguém, ser solidário com as pessoas." (http://www.significados.com.br/misericordia/)

"Compaixão origina-se do latim (cum+passione). É sinônimo de "Empatia", que procede do grego (in+pathos)." (http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,22,ARTICULISTAS,64940)

"Pathos ou path é uma palavra grega que significa paixão, excesso, catástrofe, passagem, passividade, sofrimento, assujeitamento, sentimento e doença. O conceito filosófico foi criado por Descartes para designar tudo o que se faz ou acontece de novo é geralmente chamado (pelos filósofos) de pathos. E se o conceito está ligado a padecer, pois o que é passivo de um acontecimento, padece deste mesmo. Portanto, não existe pathos senão na mobilidade, na imperfeição. Tal termo grego pode ter transliterado como patia, pata e pato para as línguas neolatinas e anglo-saxãs, sendo eles utilizados como prefixos e/ou sufixos na composição de muitas terminologias." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pathos)

Passamos de um sentimento nobre, lembrando das antigas escrituras bíblicas e outros textos religiosos e espirituais para a concepção de uma ideia de condição "patológica", ou seja, diferente do que é normal ou natural, no caso, não uma doença, mas entendamos nesse momento a Empatia como um dom especial, nem bom e nem mau, apenas incomum, isso sem descartar a ideia de nobreza que nos remete aos seus sinônimos Misericórdia e Compaixão.

Observamos que naturalmente, algumas pessoas já vêm ao mundo com esse dom, ou o desenvolve ao longo da vida num momento "oportuno", assim como qualquer outro tipo de mediunidade, embora isso não seja muito abordado nesse campo, mas com o crescente número de novas seitas, religiões e pessoas aderindo a cultos Universalistas e a formas de espiritualidade ecléticas, especialmente aqueles que comungam com as Sagradas Medicinas Indígenas, vêm crescendo também a abordagem sobre os Empatas, também chamados de Sensitivos em senso comum, falando sobre quem são e como lidar com isso.




Recentemente li um texto que me trouxe a melhor definição do que seria um Empata, por isso, a copio aqui com seus devidos créditos, pois não saberia expressar de melhor forma:

"Na perspectiva das ciências do espírito, a razão pela qual você é um empata é porque você está em sintonia com a consciência universal mais do que outras pessoas. Você está tão ligado para o fator de unidade que se conecta a tudo assim como reconhece e projeta suas próprias dores (atuais ou ligadas às suas histórias do passado) no outro podendo reconhecê-las mais facilmente. Você é o próprio universo que se experimenta através de si mesmo e do outro que é seu espelho e parte do seu próprio ser." (http://www.contioutra.com/etapas-para-pessoas-sensitivas-se-protegerem-e-viverem-melhor/)

Incrível... Pois é, partindo dessa definição eu explico o título do meu texto e a razão de vir aqui falar também sobre a Empatia. No geral as pessoas ou pensam que todo médium é empata, ou pensam que Empatia não passa de um sentimento nobre, mas não, nem todo médium é um empata, visto que a mediunidade tem a ver com uma condição kármica na qual o espírito encarnado vêm com seus corpos sutis "preparados" para a mecânica da incorporação, psicografia, clarividência, etc., geralmente para "acertar débitos" de vidas passadas através do trabalho de caridade. Já a Empatia é um estado consciencial, e a mediunidade nem sempre depende de um estado de consciência muito elevado, já que esta é kármica, a Empatia não, a Empatia ao meu ver é a própria evolução do espírito, vê-la como apenas um sentimento nobre seria uma compreensão bem pequenina perto da imensidão do que ela realmente é.


Muitas pessoas sem saber têm despertado a Empatia em seu Ser, por isso falei sobre a espiritualização das pessoas, muitos acreditam estarmos em um momento de transição para uma Nova Era, eu também acredito nisso, e tenho vivido e sentido essa mudança em mim e ao meu redor.
Aos que consagram Ayahuasca... a maioria de vocês em maior ou menor grau já começou a despertar a Empatia dentro de vocês, nada mais é do que o próprio sentimento de Unicidade, de conexão com tudo e todos, muitos relatam experiências de conexão com pessoas, animais, plantas e até com seres extraterrestres e isto está acontecendo de verdade, aqui e agora, é algo até complexo de explicar com palavras e talvez só quem esteja mesmo vivendo esse momento consiga entender o que eu estou dizendo, mas é natural que isso ocorra com a evolução espiritual, porém a evolução acaba sendo um pouco mais "lenta" em alguns casos e quem já consagrou sabe que a Ayahuasca se bem "digerida" acaba por acelerar esse processo, por isso muitas vezes passamos por momentos tão difíceis durante os rituais, mas é mesmo compensador cada sacrifício. A maioria dos trabalhos espirituais de forma geral falam sobre a dissolução ou o controle do ego, o que nos levaria a um estado de consciência cada vez mais elevado, nos libertando das amarras do egoísmo e do individualismo, aprendendo a ver que a mesma Luz que brilha em mim, brilha em tudo que existe, e é esse estado de Compaixão, de Misericórdia, de conexão que se trata a Empatia.

É como se você estivesse deixando de existir como um Ser individual aos poucos, o que pode ser muito confuso e parecer algum tipo de depressão ou ainda pior, loucura, de repente dói mais ver alguém sofrer do que costumava doer antigamente, você se sente mal quando outras pessoas estão mal, sentem angústias, medos, tristezas, sentimentos que não compreendem e que muitas vezes surgem do nada e sem explicação, pois estão experimentando muitas vezes conexões inclusive com outras dimensões e seres os quais nem temos a compreensão e consciência. Há vários níveis em que a Empatia pode se manifestar a depender do estado consciencial da pessoa, com tudo isso, devo esclarecer que as pessoas que já nascem dotadas da Empatia muito provavelmente são seres de uma evolução maior do que a que nos encontramos hoje, talvez um Índigo, um Cristal, visto que esse tipo de espírito também se torna comum cada vez mais durante essa transição segundo os estudiosos espiritualistas e esotéricos, porém, é inerente a todo Ser a capacidade de compreensão do Divino que habita em cada um, a ideia de conexão com tudo o que vive, se há uma Verdade, essa é a Verdade, TODOS SOMOS UM, e cedo ou tarde todos irão despertar para essa consciência, e quando todos compreenderem que o que me faz mal também faz mal ao mundo e o que eu faço de mal a um irmão, ou até a um vegetal também me faz mal, existirá o respeito por toda a forma de vida, e a Empatia passará a ser menos um fardo e mais uma dádiva, de forma que viveremos relações mais harmoniosas e respeitosas.



Falo em especial da Ayahuasca e das Medicinas Sagradas em geral, pois são heranças ancestrais indígenas e nesse momento nós estamos "voltando", o povo ancestral, o povo da terra, eles tinham essa consciência, eles compreendiam essa conexão, eram seres muito mais ligados a Deus e a uma espiritualidade inata, todos temos isso guardado em algum lugar do nosso espírito, mas está apenas adormecido pelo imediatismo, pelo modo de vida materialista, mas quando nos abrimos para adentrar o "Caminho Vermelho" pegamos a estrada de volta a nossa ancestralidade nativa e é dessa forma que muitos de nós estamos despertando para a verdadeira Unicidade, principalmente por conta da popularidade recente das práticas Xamânicas.

Mas seja como for, seja qual for o teu caminho, que você a encontre também, e que possamos saudar com nossos corações um ao outro, verdadeiramente.

O Sagrado que habita em mim reverencia o Sagrado que habita em ti! :)

Namastê!
Jaya Ahow!
Ryshy Kay Ará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário